quarta-feira, 28 de junho de 2017

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA FAZENDO A DIFERENÇA


​Foto: página da associação no Facebook

AS ASSOCIAÇÕES DOS MORADORES DE BAIRROS FAZENDO A DIFERENÇA
Nesta edição, Le.Sete inicia uma série de matérias com os presidentes das Associações de Moradores de Bairros de Fraiburgo. A intenção é mostrar o que estão fazendo, enfim, demonstrar como estas instituições realizam sua função social, sendo o elo entre o poder público e o morador.
Então, para começar, vamos saber um pouco do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Fundado no início dos anos 2.000, ele é um dos mais novos da cidade, servindo de moradia para a classe mais carente do município, a qual vem carecendo de muita atenção por parte dos poderes públicos.  Muito foi feito desde sua fundação, entretanto, muito mais precisa para que aquele que mora num bairro afastado do centro, como este, tenha dignidade e qualidade de vida. Viver aqui é uma luta constante e diária, por educação, por saneamento básico, por segurança, obras de infraestrutura e por lazer.
A nova diretoria da Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, em pouco mais de três meses, já dá sinais de que fará uma gestão diferenciada. Segundo o Presidente, Sr. Luiz Carlos Gonçalves (Lampião), a Associação reuniu os moradores, no último 19 de março, para ouvi-los e traçar as prioridades para o bairro, como um todo. Desta reunião surgiu um consenso, com as 3 principais reivindicações da população: a) REGULARIZAÇÃO dos 554 lotes; b) MANUTENÇÃO e PAVIMENTAÇÃO das ruas do bairro; e por fim, c) um LOCAL APROPRIADO para que CRIANÇAS possam brincar.
Em outra ocasião, o Presidente, representando a associação, foi recebido pela Prefeita Municipal, Claudete Gheller, onde apresentou a ela, quais seriam as necessidades mais urgentes do bairro. Além da prefeita, o Sr. Luiz Carlos se deslocou até Florianópolis, onde lá, entregou em mãos aos Deputados Estaduais uma pauta de reivindicações. João Amin (PP), teria inclusive demonstrado interesse e já colaborou com a questão da regularização dos lotes, segundo informação do Sr. Luiz Carlos. Além de João Amin, Marcos Vieira (PSDB), José Nei Ascari (PSD), Gabriel Ribeiro (PSD) e Romildo Titon (PMDB) foram procurados e se comprometeram com a causa.
Toda essa mobilização teria uma explicação para o presidente do bairro, “estamos cansados de esperar, quando procuramos vereadores, prefeitos, sempre ouvimos as velhas desculpas: que não podem fazer, que restaram muitas dívidas das administrações anteriores, que a lei não permite, entre outras desculpas que sempre são usadas por aqueles que são eleitos para nos representar”. Ainda, conforme as palavras do Presidente da Associação dos moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida: “hoje contamos com a ajuda de algumas pessoas, que de forma voluntária, vêm nos auxiliando na organização de reuniões, na viagem a Florianópolis e ainda, com ideias e maneiras para viabilizarem-se as reivindicações do bairro”.
As ações da Associação não param por aí, no dia 20 de maio, reunindo alguns moradores e colaboradores, foi realizada a limpeza, roçada e um levantamento do material que será utilizado para a reforma e ampliação do Parquinho na entrada do bairro, ação única e exclusiva da Associação dos Moradores.
Parquinho reformado pela própria comunidade em meados de junho
​Foto: página da associação no Facebook