quinta-feira, 29 de junho de 2017

Notícias do X-TEEN


3ª Etapa do Circuito Oeste de Xadrez Rápido

Equipe da FME/ACXF - Xadrez Fraiburgo - conquistou no último sábado, o 3º lugar geral por cidades, na 3ª etapa do Circuito Regional Oeste de Xadrez Rápido, o fato aconteceu na cidade de Itá, no oeste catarinense. Obteve-se, também, vários prêmios no individual, com destaque para o brilhante Francisco Hepp Ghidini, o X-Ice, que frio como um iceberg, venceu os 6 confrontos aos quais disputou, sagrando-se campeão no torneio sub 10. 




A cidade campeã foi Concórdia, vice Chapecó e Fraiburgo 3º lugar entre 12 municípios. 

Juliano Zonta responsável pela escolinha de xadrez na FME: "Desde o ano 2000, esse Circuito Regional já revelou muitos talentos Fraiburguenses, e em sua 17ª edição continua contribuindo de maneira muito positiva no crescimento e na evolução do xadrez em nossa cidade e região".

X teen!

Essa galerinha do "Xadrez Teen" faz a diferença! Com seus super poderes mutantes, eles aniquilam os adversários, nos tabuleiros Brasil afora. A 4ª etapa já está marcada para Luzerna dia 08 de julho.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

BATER ASAS E VOAR


Bater asas e voar

Têm fraiburguenses vice-campeões catarinenses da série C, no sub 17 e sub 20 profissional, porém jogando pela Caçadorense, na cidade de Caçador. As finais ocorreram na cidade de Orleans e Imbituba, na quarta-feira (21). Ambas as equipes estavam repletas de fraiburgueuenses, que correm atrás de um sonho.
 Donizete Esquitini, Técnico da Caçadorense
Para o técnico Donizete Esquitini da Caçadorense e professor da FME Fraiburgo: “Isto que está acontecendo é fruto de um trabalho feito aqui em Fraiburgo, surtindo efeito em Caçador. São meninos daqui, aos quais lancei no futebol e que acompanho desde pequenos. Criaram personalidade e hoje estão atrás dos seus sonhos e essa chance oferecida na cidade vizinha, é fundamental para que eles se empenhem ainda mais para vencerem na vida. Eu apenas faço o meio campo, o gol de placa na vida, é com eles.”

É no trabalho de base, bem feito, que os resultados aparecem e sendo assim atravessam os portões do Estádio Macieirão, para bater asas, tentando uma oportunidade no mundo da bola. Quem conhece o trabalho do professor Donizete, sabe o quanto ele faz pelo futebol. 

Isto não se discute e sim se reflete sobre a oportunidade dada para estes meninos, que não as têm, de atuarem profissionalmente. Essas competições as quais eles foram vices agora, eles chegaram invictos, às finais. Todavia, eles perderam, é verdade, mas tem-se de reconhecer a dedicação e o brilho dessa rapaziada. Fraiburgo, mantendo a tradição de revelar bons atletas.

Goleiro Matheus


 Lucas Maninho

 Marcos

 Júlio Legnani

Lucas Clausen


Fraiburgo no Parajesc



Fraiburgo no Parajesc

Pela primeira vez a cidade de Fraiburgo terá um representante no Parajesc. É o atleta de tênis de mesa, da FME, Maicon Oliveira de 12 anos de idade, que representando a EEB Pe. Biaggio Simonetti, estará enfrentando as feras catarinenses, na fase estadual do Parajesc que este ano será realizado, durante os dias 01 e 06/8, na cidade de São Bento do Sul. É a primeira vez que Fraiburgo envia um atleta, nas categorias escolares, nesta competição. Torcedor fanático do Internacional, Maicon joga tênis de mesa desde os 8 anos de idade, porém, joga futebol desde pequenininho também.

Para a professora Edinara Lascoski: "Para a gente que é professor isto é gratificante, ver o esforço desse garoto. Ele é tímido, porém, muito esforçado, sendo que compete de igual para igual com a piazada aqui nos treinos, na FME. Será muito legal participar, pela primeira vez, desta competição. A gente vai um dia antes para definir em qual classe o Maicon vai competir. A Fesporte agrupa os jogadores com potencial de movimento aproximadamente igual, isto vem no regulamento.”



Este menino é mais um exemplo, para todo mundo, pois apesar das dificuldades que são notórias, ele leva uma vida normal, aliás, tem muito mais vontade do que muita gente. Com isso, fica nítido que para praticar atividade física, basta querer. Sem dúvidas é um belo trabalho de inclusão.


VEM AÍ! O MUNICIPAL DE TÊNIS DE MESA
Dia 19/8 teremos o campeonato municipal de tênis de mesa, para todas as categorias, desde pré mirim (até 9 anos) até o livre e também para duplas mistas. Inscrição gratuitas. 

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA FAZENDO A DIFERENÇA


​Foto: página da associação no Facebook

AS ASSOCIAÇÕES DOS MORADORES DE BAIRROS FAZENDO A DIFERENÇA
Nesta edição, Le.Sete inicia uma série de matérias com os presidentes das Associações de Moradores de Bairros de Fraiburgo. A intenção é mostrar o que estão fazendo, enfim, demonstrar como estas instituições realizam sua função social, sendo o elo entre o poder público e o morador.
Então, para começar, vamos saber um pouco do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Fundado no início dos anos 2.000, ele é um dos mais novos da cidade, servindo de moradia para a classe mais carente do município, a qual vem carecendo de muita atenção por parte dos poderes públicos.  Muito foi feito desde sua fundação, entretanto, muito mais precisa para que aquele que mora num bairro afastado do centro, como este, tenha dignidade e qualidade de vida. Viver aqui é uma luta constante e diária, por educação, por saneamento básico, por segurança, obras de infraestrutura e por lazer.
A nova diretoria da Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, em pouco mais de três meses, já dá sinais de que fará uma gestão diferenciada. Segundo o Presidente, Sr. Luiz Carlos Gonçalves (Lampião), a Associação reuniu os moradores, no último 19 de março, para ouvi-los e traçar as prioridades para o bairro, como um todo. Desta reunião surgiu um consenso, com as 3 principais reivindicações da população: a) REGULARIZAÇÃO dos 554 lotes; b) MANUTENÇÃO e PAVIMENTAÇÃO das ruas do bairro; e por fim, c) um LOCAL APROPRIADO para que CRIANÇAS possam brincar.
Em outra ocasião, o Presidente, representando a associação, foi recebido pela Prefeita Municipal, Claudete Gheller, onde apresentou a ela, quais seriam as necessidades mais urgentes do bairro. Além da prefeita, o Sr. Luiz Carlos se deslocou até Florianópolis, onde lá, entregou em mãos aos Deputados Estaduais uma pauta de reivindicações. João Amin (PP), teria inclusive demonstrado interesse e já colaborou com a questão da regularização dos lotes, segundo informação do Sr. Luiz Carlos. Além de João Amin, Marcos Vieira (PSDB), José Nei Ascari (PSD), Gabriel Ribeiro (PSD) e Romildo Titon (PMDB) foram procurados e se comprometeram com a causa.
Toda essa mobilização teria uma explicação para o presidente do bairro, “estamos cansados de esperar, quando procuramos vereadores, prefeitos, sempre ouvimos as velhas desculpas: que não podem fazer, que restaram muitas dívidas das administrações anteriores, que a lei não permite, entre outras desculpas que sempre são usadas por aqueles que são eleitos para nos representar”. Ainda, conforme as palavras do Presidente da Associação dos moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida: “hoje contamos com a ajuda de algumas pessoas, que de forma voluntária, vêm nos auxiliando na organização de reuniões, na viagem a Florianópolis e ainda, com ideias e maneiras para viabilizarem-se as reivindicações do bairro”.
As ações da Associação não param por aí, no dia 20 de maio, reunindo alguns moradores e colaboradores, foi realizada a limpeza, roçada e um levantamento do material que será utilizado para a reforma e ampliação do Parquinho na entrada do bairro, ação única e exclusiva da Associação dos Moradores.
Parquinho reformado pela própria comunidade em meados de junho
​Foto: página da associação no Facebook

sexta-feira, 23 de junho de 2017

CONGRESSO TÉCNICO DO MUNICIPAL DE FUTSAL

Ontem (22/6) aconteceu, no Centro de Eventos, o congresso técnico do municipal de futsal da segunda e primeira divisões. Ao final, tivemos uma bela confraternização entre os participantes.

As principais novidades são:

SOMENTE FRAIBURGUENSE EM QUADRA. A partir de agora somente atleta fraiburguense participará dos campeonatos municipais. Sendo assim, o foco é o munícipe e não será mais permitido gente de fora da cidade.

W.O. agora a equipe que por ventura venha a ser aplicada o W.O. esta será punida com a eliminação somente na competição a qual está disputando. Em outras palavras, caso alguma equipe venha a perder por tal motivo, no municipal de futsal, ela, seus dirigentes e atletas estarão fora somente deste campeonato, tendo de pagar 4 cestas básicas também. Ao noticiar tal novidade, o superintendente Tita da FME, organizadora das competições amadoras na cidade foi aplaudido. Trata-se de uma mudança significativa pois anteriormente o W.O. retirava de toda e qualquer competição da FME.


Os jogos ocorrerão no Centro de Eventos e finais de semana nno ginásio Santo Antonio.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Vai começar a temporada da bola pesada


2017 

E vai começar o mais eletrizante dos campeonatos municipais, a Superliga do futsal fraiburguense. Uma disputa com 3 divisões no livre, num território de ninguém, onde as leis punem os mais selvagens, onde somente os melhores sobrevivem e quem não tem colhões, fica pelo caminho. É a lei da sobrevivência!

Hoje (21/06), às 19:30, no Centro de Eventos teremos o congresso técnico das categorias 3ª divisão, bases, feminino, veteranos (acima de 38 anos) e Cinquentinha. Amanhã é a vez da primeira e segunda divisões, no mesmo horário.

Tá com medo ou vai encarar? Franguinho.

10 equipes na 1ª divisão
13 na 2ª divisão
24 na 3ª divisão
6 nos veteranos
2 (possibilidade de mais 1) no 50tinha
7 feminino
18 nas bases

Previsão de 155 jogos em todas as categorias, é muito futsal! As partidas vão rolar no Centro de Eventos e no final de semana no ginásio do Santo Antônio. Tudo começa segunda-feira dia 26 e pau na mula, rapaziada.


Para Alexsandro das Almas (Jimi) Diretor responsável pelas tabelas e jogos: "a grande novidade é o fato de ser permitido somente atleta da cidade de Fraiburgo. Esperamos um belo campeonato para 2017. Então, é muito importante a presença dos representantes das equipes nos congressos, pois serão discutidas coisas do interesse dos times."










A primeira divisão vem com as 10 equipes tops da cidade

* Transcoelho (bi-campeã 15/16 e cabeça de chave)
* Linha Baldissera (vice-campeã 16 e cabeça de chave)
* Aço Metais
* Atlântico
* ADRC
* ADAFF
* ART
* Os Astros
* Mecânica LF
* Mecânica João Veiga

Rivalidade a flor da pele! Cada jogo é uma batalha. Quem será o melhor time da cidade?


Quem viver, verá!
Quem viver, verá!
Quem viver, verá!
Quem viver, verá!
Quem viver, verá!
Quem viver, verá!
Quem viver, verá!
Quem viver, verá!
Quem viver, verá!
Quem viver, verá!

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Vôlei é vice campeão na Liga Serrana



Vôlei é vice campeão na Liga Serrana

O vôlei de base de Fraiburgo vem, a cada ano, alcançando novas conquistas. Desta vez, foi o sub 18 que na cidade de Presidente Getúlio, disputando a Liga Serrana, no final de semana do dia 18/06, que trouxe o vice campeonato. Somando-se os pontos da primeira etapa infanto que aconteceu em Fraiburgo e agora nesta etapa final, em Presidente Getúlio, nossa cidade saiu vice campeã geral no masculino e no feminino. Segundo lugar para ambos. O trabalho que vem sendo feito nesta modalidade é de se tirar o chapéu.

domingo, 18 de junho de 2017

SEMIFINAL MUNICIPAL DE SUÍÇO (18/6) OS ASTROS X TRANSCOELHO

Os Astros 9X1 Transcoelho

Fazia tempo que eu não acompanhava de perto os jogos do municipal de suíço e esse final de semana, tirei para ver quem é quem nas semifinais. O que mais me surpreendeu foi este jogo entre a Transcoelho e Os Astros, na tarde de hoje. 

Quanto a Transcoelho, irreconhecível em campo. Não é nem a sombra daquele time que vi jogar outrora, com Donizete se esguelando no comando. Vários desfalques, sem um pingo de emoção, sem um grito do banco para organizar o time. Não se viu nada. Aliás, com todo o respeito que a tradição da Transcoelho merece, mas o que vi foi um bando com a bola nos pés! Olha, falando sério, me lembrou o 7x1 da Alemanha. Agora é levantar a cabeça, juntar os cacos e montar uma equipe forte para as outras competições.

Já a rapaziada dos Astros que bela surpresa, rapá! É time para conquistar a tríplice coroa, este ano. Jogando certinho, com um poder de ataque fenomenal e o mais surpreendente, eles amadureceram. Este time amadureceu com uma qualidade de passe incrível e deixou de lado as picuinhas que os faziam perder. 

Quando começou o jogo os Astros já foram metendo a sacolada e um atrás do outro, os gols iam saindo, sem ninguém entender nada. Ao final um placar histórico de 9x1 para Os Astros com um futebol digno de campeão. Foi surpreendente o que essa rapaziada fez em campo, simplesmente aniquilou a Transcoelho! E não fizeram mais porque respeitaram a fragilidade do adversário. 

Os Astros

Transcoelho

Superintendente Tita e a dupla de arbitragem. Ótimo trabalho!

Equipe de esportes da Rádio Fraiburgo, levando muita emoção para quem ficou em casa.


 GOLAAAÇO! Na gaveta.

Giberto o maestro deste time! 







Nem eles entenderam o que aconteceu hoje! 

PRONTO PARA A GRANDE DECISÃO?
A decisão da segundona do ano passado se repete na primeira divisão em 2017.
FAÇAM SUAS APOSTAS
Os Astros
X
Mecânica Canha
Rumo a tríplice coroa!

Municipal de suíço - semifinal da segundona 18/6


Semifinal da segundona

Hoje aconteceu a última semifinal da segundona no municipal de suíço. O jogo decisivo, para ver quem ia enfrentar os Jagunços do Taquaruçu, na grande final da segunda divisão do municipal de suíço foi entre Mecânica LF que tenta desesperadamente voltar à elite do futebol fraiburguense, contra os Primos Coragem.

Num sufoco disgramado, deu LF que em determinado momento vacilou feio e quase jogou todo o trabalho no lixo ao levar um gol incrível, no qual o goleiro bateu o tiro de meta, sendo que a bola deu nas costas do adversário, voltando então para o próprio gol. 1X0 para os Primos. A agonia foi imediata e faltando poucos minutos para o fim, a LF soube por a cabeça no lugar e empatou levando a disputa para os pênaltis, onde venceram. 

SEJAM BEM VINDOS PARA A PRIMEIRA DIVISÃO NOVAMENTE, TAQUARUÇU E MECÂNICA LF. Agora é pensar na GRANDE FINAL! Vai ser briga de gente grande.


Mecânica LF

Os primos coragem




É inverno mas não tava fácil pra ninguém



O ALÍVIO DE VOLTAR À PRIMEIRA DIVISÃO!
PARABÉNS LF


CANHA X ATLÂNTICO (17/6) Semifinais do Municipal de futebol suíço

Semifinais do Municipal de futebol suíço

Ontem (17), com tempo bom, tivemos a primeira semifinal da categoria livre, 1ª divisão, do municipal de suíço, o torneio dos amigos, mas que quando a bola rola cada um defende o seu. O jogo foi no campo do bairro Liberata. Dentro das 4 linhas, a poderosa Mecânica Canha, cheia de piá novo e com o sebo nos rins, com um fôlego de mil homens, enfrentando um Atlântico matreiro, equipe experiente, cheia de melindres, calma e fria como gelo. Era tudo amigo, mas somente um iria para a final. Já diria o entendido de futebol, num campeonato de mata mata como este, a semifinal é mais perigosa e nervosa do que a própria final. Na prática, foi exatamente isto que aconteceu, os nervos estavam saindo pela epiderme.

E não foi fácil para um destes times estar na final. O jogo em si, foi peleado. No primeiro tempo, o Atlântico meteu seu golzinho rapidamente, sob muita reclamação do adversário que alegou falta de Fair Play, então ele, sempre ele, Adriano Bazzola, o cabelo de anjo, guardou o primeiro tento. A partir deste momento, o jogo iria pegar fogo e no finalzinho da primeira etapa, Leandro, sempre ele também, o artilheiro da competição com 7 gols, meteu um canudo de fora da área no cantinho, indefensável para o goleiro Magrão! Era o empate. A síntese do jogo foi essa, uma Canha extremamente nervosa e o Atlântico, mais experiente, usando das suas artimanhas. Esse time do Atlântico sabe o que fazer em campo. 

No segundo tempo, a coisa iria ficar mais acirrada, ainda mais com a virada da Canha, a carreta "desabestada" que com ele, sempre ele, Leandro, guardou outra de fora da área. Era o gol da virada e também o passaporte para a final, só que não! Eles não haviam combinado com o Atlântico, que logo empataria com um GOLAÇO OLÍMPICO, Ó QUE CHIQUE! Gol dele, sempre ele, o cabelo de anjo. Resultado final: 2x2 e os famigerados pênaltis nos aguardavam. Mais uma vez, foi muita emoção para os nossos corações! Eram três pênaltis para cada lado, sendo que o Atlântico errou o primeiro, então, na última cobrança, ele, Leandro, bateu e Magrão humildemente pegou e o drama prosseguiu por mais 4 pênaltis, para cada lado, quando o finalista, finalmente saiu. Isso só ocorreu depois de uma cobrança do Atlântico, cuja bola subiu tanto que veio parar no bairro São Miguel. E assim, a Canha está na final. 

Hoje (18) tem mais dois monstros do futebol fraiburguense. Mais dois jogos de muita raça e tática em campo. E a gente se encontra lá, a partir das 14:00!


Mecânica Canha 

Atlântico 


Saiam da frente, pois soltaram as feras!
A experiência de Claudinei Morsoletto e Luciano como auxiliar, controlaram bem os ânimos e mantiveram o bom jogo! 







À la CR7 na comemoração!

Finalzinho de tarde e a tão sonhada vaga, veio.


O olhar de uma lenda!
Tem de respeitar! É o que ele mesmo diz, "acho que da para jogar mais um aninho." E é assim que Adriano Bazzola continua dando alegria para sua torcida. Brigando na artilharia do livre e estando na final do veterano e na semi do livre, com 41 anos, não é para poucos! Tem de respeitar o cabelo de anjo.


O eterno Magrão!
Magrão e sua camisa da sorte, do tempo da saudosa equipe do supermercado Glória. Essa é antiga! Magrão é uma atração a parte.



As glórias do passado, com a esperança do futuro em uma única cena!

Diegão só de butuca na torcida pelo bom jogo!


 Tchê Valni alucinado!

Os píncaros da glória! 





Hoje tem mais!