sábado, 11 de fevereiro de 2017

ONDE ELES ESTÃO?

Onde eles estão?

No final de 2016, começo de 2017, Fraiburgo se deparou com algo inusitado, pelo menos nos últimos tempos, o sumiço de dois garotos. Do nada, simplesmente uma criança e um adolescente, ambos moradores do Bairro São Luiz e do sexo masculino, desapareceram sem deixar pistas visíveis. O primeiro foi Willian Bassani da Silva, 8 anos, o "Peteleco", desaparecido em 10/12/16. O menino morava com seu pai, um tio, um primo do pai e um casal de irmãos de 15 e 13 anos quando saiu, segundo relatos, para brincar com amigos (nadar em um lago) e desde então não retornou para casa. Até o fechamento desta edição, não se tinha nenhuma pista consistente, que levasse as autoridades policiais a elucidar este caso.

Não bastasse isto, em menos de 30 dias o sinal de alerta foi acionado novamente, com outro desaparecimento. Na quinta-feira, 30/12, Ailson de Paula, o "Bisqui", 16 anos, que mora com seus pais, também desapareceu sem deixar vestígios. Então, em ambos os casos a sociedade até o momento não obteve nenhuma notícia esclarecedora. 
Muito estranha essa situação, o sumiço de dois meninos, vizinhos, moradores de um bairro humilde, tão pequeno e afastado do centro da cidade, em questão de 20 dias. Na busca por algo que acalente o coração dos envolvidos e da sociedade como um todo, que elucide os casos, os órgãos de segurança retomaram as investigações no dia 09/01 depois do recesso e qualquer informação verdadeira que possa auxiliar a encontrá-los ou pistas sobre o paradeiro dos jovens, deve ser repassada pelos telefones 181 (disque denúncia da Polícia Civil) ou 190 (PM). 
Então, onde eles estão? seria só um sumiço temporário? qual o modus operandi? Temos um psicopata a solta? Se sim, qual a "assinatura" nos seus crimes? Seria somente um criminoso atuando isoladamente? ou uma quadrilha especializada em sequestro para outros fins? Nem uma câmera de vigilância, viu nada? Alguma mensagem em WhatsApp ou Facebook? Como se percebe, muitas dúvidas rondam a cidade. 
Imagem internet

Com a notícia de que Willian teria saído para nadar, até um açude foi esvaziado na região, mas nem sinal do garoto
O sumiço de uma criança, isso por si só é estarrecedor, todavia, o sumiço de dois meninos mudam as coisas. A essa altura, longe de ser sensacionalista mas tudo pode e todos são suspeitos, até que se prove o contrário. Conforme os moradores e vizinhos relataram, os garotos costumavam andar pelas ruas até altas horas, tanto Peteleco de 8 anos como Bisqui e que ambos desapareceram na parte da noite quando retornavam do Bairro Macieira, distante alguns quilômetros. Quanto ao segundo, os moradores falam que o "Bisqui" estaria andando com uns amigos barra pesada. Alguns afirmam que o segundo caso não teria envolvimento algum com o primeiro, sendo que seria uma espécie de acerto de contas por outros motivos.
Ao indagar um especialista neste tipo de situação, este confidenciou que: "o Willian desapareceu pela ação de alguém muito próximo dele, podendo ser do círculo de pessoas do seu convívio (família, amigos, usuários de drogas, alguma mente criminosa tenebrosa muito próxima). Todavia, quanto ao segundo desaparecido, este pode ter simplesmente saído de casa, além do mais, poderia também ter ligação com o primeiro sumiço, sendo que o Bisqui poderia ter visto algo em relação ao desaparecimento do Peteleco, pagando então por enxergar demais." Mas tudo é, volta-se a repetir, hipótese, especulação.
As horas vão passando e a angústia aumenta. Na terça-feira (17) houve uma denúncia, informando que o corpo do Peteleco, teria sido desovado em um sítio na comunidade do Lau Melo, portanto, distante 28km do centro de Fraiburgo. Assim partiram em diligência, Promotores, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar mas nada constataram. O estado de alerta e de preocupação é tanta que com o apoio da sociedade um prêmio de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) está sendo oferecido para quem dar alguma informação concreta.
Digno de um roteiro de um seriado do gênero policial/suspense, percebe-se que Fraiburgo não está muito acostumada a lidar com isto. O quebra-cabeça está aí e as peças lentamente começam a serem juntadas para que a polícia ache o paradeiro destes garotos. Pode ser também que nunca mais se saiba uma notícia. Então, onde estarão os garotos?

Willian Bassani da Silva, 8 anos, apelidado de Peteleco, sumiu em 10/12/16


Ailson de Paula​ desaparecido na véspera da virada do ano