domingo, 3 de dezembro de 2017

Os Rat Rods, uma mania enferrujada




Tá ligado naqueles carros do filme "Mad Max?" Aqueles "Frankensteins motorizados" que aceleram para lá e para cá, no deserto. Pois bem, estes carros estrambólicos, viraram moda. Chamados carinhosamente de Rat Rods, há inclusive grupos de amantes do estilo, que organizam passeios, corridas e produzem programas de TV´s, dedicados a eles.



Voltando ao assunto, grosso modo, os Rat Rods, são uma vertente dos "Hot Rods" e quanto mais antigo (o ideal são carros dos anos 50), mal acabado e sem conforto algum, será melhor, porém com mecânica impecável e muita potência. Onde quer que estejam, alguém vai parar para olhar.

O lema é: “É só metal, corta logo!” Como se percebe, eles não têm amor algum ao conservadorismo e a criação destas obras abstratas, brota da alma do  seu criador. Em tese, quanto mais amedrontador melhor e o que um cidadão normal vê como ferro velho, para eles, é um diamante bruto e caro. 

Radicalizar no visual intimidador usando caveiras, cruz de malta, lanternas de outros carros e até mesmo peças de um parque de diversões abandonado, canos de escapamentos para todos os lados, enfim, o que não pode é aumentar demais o custo da montagem, no mais, vale tudo. O teto e as portas, por vezes, ficam sem a forração sendo que a atenção é voltada apenas para os bancos, que recebem uma cobertura qualquer, podendo ser até um punhado de panos velhos remendados. Tudo com muita potência no motor.

Mas as aparências enganam, meu jovem! Por fora, eles até parecem um lixo, todavia, olhando mais de perto percebe-se o capricho com que foram construídos, em detalhes como a pintura (ou falta dela…), no verniz. O ar que se respira é lúgubre, só que com a mesma musculatura dos "muscle cars".