quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

A Rádio Fraiburgo está mudando de faixa


A Rádio Fraiburgo está mudando de faixa

Em breve, o maior meio de comunicação da cidade, através da rádiodifusão, estará migrando do AM para FM. O projeto para a alteração de faixa vem se desenvolvendo a algum tempo e agora, no final de 2017, o processo está sendo finalizado. Para entender melhor toda essa situação, a Le.Sete conversou com Janete Lamp - Gerente Geral da Rádio Fraiburgo -, agora FM 95,1, para que esta nos fale sobre o assunto.

Le.Sete: Quando acontecerá, definitivamente, a mudança de faixa da Rádio Fraiburgo de AM para FM?
Janete Lamp: Até final do ano estaremos atuando na nova faixa. 

Le.Sete: Como foi este processo de migração?
Janete Lamp: Faz 10 anos que ouvíamos que o governo federal quer extinguir o sinal "AM" no Brasil. Sendo assim, no final de 2016, quando o Ministério das Comunicações autorizou a primeira remessa de mudanças, tivemos a sorte de estar entre elas. Desde então estamos trabalhando, com um investimento considerável. Essa mudança por enquanto não é obrigatória, porém, aos poucos o governo vem encerrando a faixa AM, devido a pouca procura e a deficiência na qualidade. Então, quando vencesse a nossa outorga e a renovação fosse obrigatória, a gente correria o risco de termos o canal cancelado. Assim, antes que tivéssemos um problema no futuro, nós nos antecipamos e aderimos a mudança.  

Le.Sete: E como foi? 
Janete Lamp: Falta pouco para finalizarmos o processo, sendo que dia 01/11 vieram de Lages alguns técnicos e montaram a antena. Também já chegou o novo aparelho. Depois, por aproximadamente uma semana ela ficará no ar, onde iremos passar por vários locais da região para ouvir e avaliar a qualidade do sinal. Depois disso, ficaremos um mês inteiro operando nas duas faixas (AM e FM), para o ouvinte ir se acostumando. Neste período, vinhetas com uma nova roupagem de FM avisarão e ensinarão a toda a população como agir, em seus aparelhos. Encerrando o processo, o antigo canal AM 710 retorna ao domínio do governo federal e nós seguimos, em FM 95,1.

Le.Sete: Qual o efeito prático disso?
Janete Lamp: A principal diferença entre AM (Amplitude Modulada) e FM (Frequência Modulada) sem dúvidas é a qualidade do sinal. No caso do AM, a onda de rádio percorre uma distância maior, entretanto ela é mais sujeita a interferências. Até uma lâmpada ligada prejudica a nitidez. Já no caso da FM, embora a distância percorrida seja um pouco menor, a qualidade do sinal é muito melhor. Mas tem um porém, devido a forma de dispersão, as partes mais baixas correrão o risco de não sintonizar a Rádio Fraiburgo - FM 95,1, mas quem sintonizá-la, terá mais qualidade. 
 
Le.Sete: A programação de vocês irá mudar? Vocês entrarão no espírito das FMs, com muito mais música do que notícias?
Janete Lamp: Fizemos uma pesquisa no site da rádio, onde só  os fraiburguenses poderiam responder. Fizemos isto, para medir a satisfação dos nossos ouvintes. No total, obtivemos quase 700 respostas. Sendo assim, 96% dos votos disseram que ouvem e gostam do nosso conteúdo. Então, nada contra, mas não vamos entrar na “locuragem” das FMs. Vamos continuar com o espírito do AM, ou seja, priorizaremos o jornalismo, manteremos a ajuda humanitária e a utilidade pública que são nossas marcas registradas, o esporte, o entretenimento com muita interação com o ouvinte. Eu percebo que as FMs não se mantém mais com a música somente e muitas já aderiram ao estilo AM.