sexta-feira, 7 de julho de 2017

Ortodontia – Qual a diferença?

Ortodontia – Qual a diferença?

Dr. Richard Willian Gross, Cirurgião Dentista, Ortodontista, Especialista em Ortodontia, CRO/ SC 5440.

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão. Com isto, com um tratamento adequado, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação têmporo-mandibular, sendo usada até mesmo para melhorar a estética. Todavia, existem muitas dúvidas na hora de se contratar um profissional.

As interrogações que mais são ouvidas num consultório de ortodontia, iniciam-se pela sentença “Qual a diferença?" Então, “qual a diferença entre os aparelhos?" "Existe diferença entre tratamentos?" "Qual a diferença no tempo?" "Há diferença entre fulano e ciclano, na hora de por o aparelho?” Pois bem, o interessante é que poderíamos usar uma resposta em comum para todas estas indagações, que seria “depende.”

Primeiramente, e mais importante, depende do profissional que conduzirá o tratamento. Depois então depende dos materiais e técnicas que serão usados em sua boca.

Como em todo o mercado capitalista, temos um eterno duelo na tentativa de qualificar algo melhor do que outro, porém, muitas vezes, o que vemos é um erro gritante em se tentar utilizar “o melhor material” como resposta à indagação de “qual a diferença?” A diferença é que muitas vezes o barato custa caro e o caro mal utilizado, pode não trazer o retorno esperado. Trocando em miúdos, o mais importante é o Ortodontista saber utilizar o que se tem de “melhor”, com a melhor técnica para se atingirem as expectativas e o resultado desejado.