sábado, 27 de maio de 2017

Multa para Sanefrai


Multa para Sanefrai

O prefeito na época, Nelmar Pinz e seu vice Edilberto Ferreira, juntamente com o presidente da Sanefrai, Ademir Pedro Perin

                 
Fraiburgo terá de pagar uma multa, através da Sanefrai, por ter infringido a legislação ambiental estadual e federal vigentes. O valor é astronômico para nossa realidade e o fato ocorreu durante os 8 anos do ex prefeito Nelmar Pinz (PMDB) que hoje reside em Florianópolis e de seu então presidente da Sanefrai, Sr. Ademir Pedro Perin.

OS CRIMES COMETIDOS

Em 2012, a FATMA (Fundação do Meio Ambiente), através da sua equipe de fiscalização e após vistoria, no aterro sanitário, constatou que:

* A empresa operava, sem licença, desde de fevereiro de 2006 para atividade de disposição de resíduos urbanos.  
* Estar em desacordo com as normas técnicas para tal atividade.  
* Não havia estudo de permeabilidade do solo, sendo que o lençol freático naquela região não tem um nível inferior a três metros.  
* A análise das águas indicou forte contaminação. 
* Não havia programa de monitoramento.  
* Os drenos de gás não estavam funcionando e a cobertura diária dos resíduos, não era realizada.  
* Não havia plano de emergência, plano de inspeção, manutenção e plano de encerramento no processo de licenciamento.  
* Uma área degradada por antigo lixão, ainda não havia sido recuperada.  
* O processo também não apresentou estudo de impacto ambiental.   

A multa é no valor de R$ 453.600.00, com vencimento em 05/05/2017, cabendo ainda recurso administrativo. Sendo assim, não teve quem não se indignou, com essa situação, pois o boleto já está nas mãos da atual prefeita Claudete Gheller (PPS), e se ainda não foi pago, o será, em breve. 


Assim, por incompetência ou negligência dos administradores públicos, provavelmente, será no bolso do contribuinte que a coisa vai estourar. É fato que este boleto será pago por todos nós. A pergunta que fica é: como deixaram isso acontecer?

A Sanefrai vem sofrendo com escândalos nas gestões dos ex prefeitos Nelmar Pinz e Ivo Biazzolo, pois dois dos seus ex presidentes, Eloi Regalin e o próprio Perin, respondem na justiça, em ações por improbidade administrativa. Atualmente, ambos continuam no serviço público, sendo que Eloi está trabalhando com a prefeita Claudete e no caso de Perin, este acabou de assumir o cargo de Gerente de Políticas Socioeconômicas Urbanas e Rurais na 9ª SDR, correspondente a região de Videira. O serviço público, parece ter memória curta.

Enquanto isto, a coleta e o tratamento de esgoto estão péssimos, o fornecimento de água está caótico, Fraiburgo precisando de uma nova fonte hídrica urgente e além disso, a conta para o consumidor anda nas alturas. Agora, depois da água derramada, resta apurar de quem é a responsabilidade, para poder punir os verdadeiros culpados. Alguém tem de pagar este boleto, menos a população.