quarta-feira, 17 de maio de 2017

Fraiburgo no ranking nacional de transparência


São cinco anos de luta para que a Lei do Acesso à informação se estabeleça perfeitamente. Nós que somos da imprensa sabemos o quanto é de fundamental importância esta ferramenta para o espírito republicano, para a democracia e também para acompanhar-se de perto o trabalho efetuado pelos poderes. Mesmo enfrentando dificuldades, este é um aliado fundamental à população e à cidadania.

Pois bem, a Controladoria-Geral da União acaba de divulgar os dados sobre a terceira edição da Escala Brasil Transparência, uma espécie de ranking no qual enaltece-se o livre acesso à informação. Nele, o município de Fraiburgo está na nonagésima oitava (98ª) colocação, cujo topo é ocupado por outra cidade catarinense, Águas Frias. Outras três cidades de Santa Catarina estão entre as 15 mais bem colocadas, no quesito transparência em contas públicas e direito ao acesso à informação, são elas: Apiúna (8ª), Bom Jesus do Oeste (12ª) e Botuverá (14ª) todas na casa da nota 10.

Fraiburgo atingiu a nota 9,58, sendo que ficamos atrás de Joaçaba e Luzerna e a frente de Videira (135ª posição), todas com a mesma nota. Florianópolis, foi considerada a pior das 27 capitais na listagem, com uma média de 2,08. O levantamento foi feito no segundo semestre de 2016. Para a terra da maçã, a única pergunta sem resposta e que não nos garantiu o 10,0 foi quanto a falta de previsão para autoridades classificarem informações, quanto ao grau de sigilo.