quarta-feira, 26 de abril de 2017

ENTREVISTA COM O SUPERINTENDENTE DE ESPORTES DE FRAIBURGO


Entrevista com o superintendente de esportes, Tita

Meu amigo de muito tempo, eu não podia deixar de entrevistá-l. Hoje vou conversar com João Batista Dalanhol (o Tita), a pessoa escolhida para comandar, pelos próximos 4 anos, o esporte em Fraiburgo. Criado no Camboim e jogando bola nos campinhos de Fraiburgo (tinha seu próprio campo) e flamenguista doente, Tita trabalhou com o antigo superintendente no governo do ex prefeito Ivo Biazzolo, por 1 ano, onde trocou de setor. Com um lema bem sugestivo ao qual concordo e que diz: não estou aqui só para fisgar bons atletas, mas sim, para formar crianças do bem, e movido por sua simplicidade, o cara está fazendo um bom começo de trabalho. Então, fala tudo Tita!

Marcel Rodrigo de Lemos: seu antecessor destinava altos valores para o Fraiburgo Esporte Clube (FEC) que diga-se de passagem, nunca vingou, mas que você foi um dos fundadores. Sei que este ano eles irão novamente tentar decolar no futebol amador. Com que valores a FME vai entrar dessa vez?
Tita: este ano, o FEC participará somente da Copa Arroio Trinta. A FME é um dos principais apoiadores, cedendo a Kombi para o transporte e também a lavação dos uniformes.

Marcel Rodrigo de Lemos: e a ADRC Futsal, vocês também vão colaborar?
Tita: quanto a ADRC, falei com a prefeita e vamos ajudar também. O professor Júnior, técnico da equipe, abriu mão de participar em algumas competições optando pelo Liga Estadual, facilitando o nosso apoio.

Marcel Rodrigo de Lemos: você está cortando gastos?
Tita: sem dúvidas! Só para você ter uma ideia, estou com 2 professores a menos que no ano anterior, sendo que aumentamos o número de crianças nas escolinhas. Divulgamos tanto as nossas escolinhas, que chegou a congestionar as matriculas. Meus professores estão trabalhando bem, eles também estão abrindo e cuidando de três ginásios (para horários aos munícipes), no período da noite, enquanto a licitação está em andamento. Estamos poupando de todos os lados para que possamos participar do maior número de competições.  

Marcel Rodrigo de Lemos: e sua relação com a prefeita?
Tita: sou leal e a agradeço pela oportunidade de poder mostrar meu trabalho no esporte. Temos uma parceria onde ambos trabalhamos alinhadamente.

Marcel Rodrigo de Lemos: você trabalhou aqui e sabe como está a condição do micro-ônibus, o que vocês estão fazendo? 
Tita: estamos no começo do trabalho, já fiz um levantamento sobre a situação de todos os veículos para deixá-los em melhores condições de uso, assim como está acontecendo nos ginásios que recebemos em péssimas condições.

Marcel Rodrigo de Lemos: e essa questão da arbitragem? 
Tita: pois é, começamos o municipal de suíço e o vencedor da licitação não cumpriu com uma cláusula importante. Sendo assim, já está no departamento jurídico para análise.

Marcel Rodrigo de Lemos: na busca por títulos, como será seu sistema de trabalho. Vai optar em trazer atleta de fora ou vai procurar formar por aqui?
Tita: eu venho dizendo que: não estou aqui só para fisgar bons atletas, mas sim, para formar crianças do bem. Quero formar gente, quero fazer um trabalho para todos. Vou fazer parceria com pessoas como o Sr. Genésio, o Chaminé, o Tchanto, o Silvinho e outros, pois eles fazem um belo trabalho de base com as crianças. Conversei com alguns deles, são eles que irão me ajudar junto com meus professores. Atualmente a FME dispõe de 9 modalidades nas escolinhas e aproximadamente 1.600 crianças. 

Marcel Rodrigo de Lemos: você não tem medo de viver a sombra do antigo superintendente, mesmo porque manteve boa parte dos professores que trabalharam com ele? 
Tita: os professores eu contratei porque são bons no que fazem e podem avançar no trabalho, juntamente comigo. Eu respeito o trabalho do meu antecessor, assim como respeito todos os outros que passaram por aqui e cada um que passou por esta cadeira e ao seu tempo, fez o que pôde. Espero que eu possa fazer bem feito, meu trabalho. Estou aqui pela confiança depositada em mim pela Prefeita Claudete e vou honrar, não me preocupo com outras coisas.

Marcel Rodrigo de Lemos: você pediu para ser superintendente? 
Tita: não pedi e até fiquei surpreso quando recebi o convite para estar à frente da FME. Agradeço a confiança e pretendo corresponder.

Marcel Rodrigo de Lemos: já que estão contendo despesas, você vai cortar
algum campeonato adulto de futebol? 
Tita: não, vou manter todos e com melhorias. Já melhoramos o regulamento dos nossos campeonatos de futebol e esse ano manteremos assim, mas, para o ano que vem poderão haver mudanças. Mas o foco serão as escolinhas. 

Marcel Rodrigo de Lemos: e a política? Pretende ser candidato a vereador? 
Tita: muitos usaram a FME para se lançarem vereadores, eu não quero isso de forma alguma. Não tenho perfil para ser político, o meu trabalho é mais técnico.

Marcel Rodrigo de Lemos: você dará a mesma atenção para todas as modalidades? 
Tita: Sim, com certeza, inclusive todos os professores foram orientados e motivados a trazerem novos projetos (novidades) que serão anunciados no decorrer do ano.

Marcel Rodrigo de Lemos: e aquele negócio de distribuir troféu, redes para traves, bolas, ceder arbitragem para campeonatos de terceiros? Isso era uma prática comum para alguns que exerciam o cargo de superintendente. Vai continuar fazendo isso?
Tita: isso não está mais acontecendo. Mas daremos uma atenção especial aos menos favorecidos.

Marcel Rodrigo de Lemos: este quanto a este jogo comemorativo ao qual tivemos dia destes, ele teve muita polêmica. Inclusive temos notícias de registro até mesmo de Boletim de Ocorrência por parte da FME, contra um dos organizadores. O que tem a dizer sobre isto?
Tita: realmente ocorreram alguns problemas alheios à nossa vontade e participação. O que precisamos fazer da próxima vez é analisar muito bem as pessoas que vêm fazer eventos em nossa cidade e depois de formalizado o contrato, passar o acompanhamento dos trabalhos para as pessoas mais técnicas. Elas saberão avaliar melhor e minimizar os problemas que poderão vir a acontecer.