quarta-feira, 26 de abril de 2017

ELES ESTÃO REERGUENDO FRAIBURGO

Nicolau Maquiavel, nos anos 1500, já dizia que para prosperar precisa-se de virtú e fortuna. Em sua tese de governo, ele emprega o uso da palavra virtude no sentido de trabalho, no uso de estratégias, para sobrestar as dificuldades. Quanto ao termo fortuna, para o filósofo italiano, é uma questão de sorte! A dialética sobre este tema seria capaz de explicar o sucesso ou o fracasso de projetos de poder. Então, é com este pensamento europeu do final da idade média que tenta-se definir a atual situação de Fraiburgo. Mas, Maquiavel, muitas vezes usava a virtú de modo contestável.

Uma cidade é uma coisa bem complicada. Diante disso, a vejo como um local ao qual pessoas se sentem atraídas para ali se instalarem, saindo do “conforto” de onde estão, mas que muitas vezes já deu o que tinha de dar, para pegar a estrada rumo a um futuro melhor. Este é o vai e vem ao qual se criam ou se extinguem cidades pelo mundo. Assim, por maior que seja, nunca um município deve perder sua magia, pois corre o risco de cair no esquecimento. Lembre-se, que, a reconstrução é muito mais difícil do que o começo, por conta do fator psicológico, e a hora de se consertar um telhado é no tempo seco, nunca enquanto chove. 

A título de comparação, Detroit, nos EUA, é um exemplo claro de fracasso econômico. Próspera no século passado, foi considerada a capital automobilística do planeta. Agora, em 2017, devido a concorrência dos produtos japoneses e coreanos e por suas várias administrações públicas desastrosas, a cidade está lutando para voltar a ser o que era. Que sirva de lição. Aliás, o polêmico e recém eleito, Donald Trump, presidente da nação mais poderosa do mundo, louco ou não, alcançou os píncaros da glória prometendo uma América grande de novo. Para isto, Trump foca sua artilharia verbal e suas ações bem no ego do seu povo e principalmente no fortalecimento de suas instituições econômicas. Dentro dos seus portões, ele puxa a brasa somente para o seu assado.

Em se tratando de Fraiburgo, esta teve seu “boom” econômico no final do século passado, também. Foi nesta época que empreendedores acreditaram nesta terra e aqui investiram, ao final, forneceram belos frutos principalmente maçã. Mas ao longo do tempo, algo não ocorreu como alguns pensavam e quando a maçã não encheu mais tantos "bins" como anteriormente, entendeu-se que houve-se um erro estratégico. Aprendemos, a duras penas, que em matéria de economia nunca se deve colocar todos os ovos, em uma única cesta. Mas algo está mudando.

Grandes empresas perderam muito do seu capital, mas não perderam sua a importância. Empresas como Trombini e Fischer, as maiores por aqui, continuam intocáveis e ainda são os carros chefes, todavia, uma nova safra de empreendedores vem crescendo, com uma nova dinâmica. Empresas como a Polpa Brasil, geram boa parte dos empregos na cidade e são as nossas apostas para o futuro. Ao final, todas sem exceção são importantes tanto as pequenas como as médias e grandes empresas.

Le.Sete então listou e entrevistou alguns empreendedores, em seus diversos ramos, aos quais abraçaram a causa. Muitas vezes caindo e levantando ou guerreando contra às cassandras que só piam agouro, estas empresas são 100% fraiburguenses e fortes. Levando-se em conta a responsabilidade das suas decisões, neste mundo competitivo, sem dúvidas, são eles que carregam a virtú e a sorte para manter nossa chama acesa.

Industrial Jair 

Fundação

Jair Almeida Junior é CEO da empresa. Ele comanda de perto os destinos daquilo que foi iniciado no ano de 1995 por seu pai, Sr. Jair Ferreira de Almeida, após aposentar-se na empresa Trombini, Hoje a empresa conta com 37 empregos diretos;


Produtos

Discos e cones para refinação de massa de papel e celulose;
Peças e componentes para indústria de celulose e papel;
Recuperação de peças e equipamentos do ramo industrial;

Mercado

40 a 50% da produção destinada a exportação (USA e Europa)

Capacitação dos seus funcionários

Grande parte dos treinamentos são feitos internamente, devido ao nível técnico de fabricação dos produtos e também por serem peças específicas. Porém, a vinda de instituições como SENAI, IFC e universidades estão sendo de grande valia, para a especialização e capacitação da mão de obra na cidade de Fraiburgo
 
Dificuldades que enfrentam

Para Jair Júnior: "ser empreender no Brasil é uma grande dificuldade, devido à enorme burocracia. Quem exporta sofre ainda mais ainda, pois o sistema é subjetivo e arbitrário. A alta taxação nos produtos e a mão de obra dificultam as vidas dos empresários e cidadãos, pois as empresas são obrigadas a repassar os impostos e taxas em seus produtos, ocasionando uma “extorsão” ao consumidor final em função destas taxas embutidas. O Brasil tem uma das taxas de juro mais altas do planeta, dificultando assim os investimentos necessários para a fomentação de novos negócios e oportunidades. As empresas que pretendem se destacar em seus mercados, precisam estar bem amparadas tecnicamente, contando com o auxílio de profissionais altamente capacitados, nas mais diversas áreas (contábil, jurídica, administrativa, produtiva, entre outros), pois somente desta forma conseguirão achar meios de conseguir manter suas taxas de retorno pretendidas, dentro da legalidade da lei."

Planos de expansão

A empresa possui metas de crescimento a médio e longo prazo, porém neste exato momento de economia retraída, os planos de longo prazo estão sendo postergados, e até mesmo os planos de médio e curto prazo estão sendo constantemente reavaliados até que o ritmo de crescimento da indústria retome níveis aceitáveis.



MF Indústria de Máquinas




​Ailton Bitencourt - CEO MF Indústria de Máquinas

Fundação

Situada no Distrito Industrial, pode-se considerar como uma empresa familiar. Fundada em 19/11/2007. 


Produtos
Especializada na criação e construção de máquinas para classificação de frutas e legumes. Pioneira na criação de máquinas eletrônicas, no país, com regulagem on line. Emprega em torno de 30 pessoas diretamente. 

Mercado

Atua nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Possuí uma filial (venda e manutenção) em Pilar do Sul – SP. 

Capacitação dos seus funcionários

Emprega jovens fraiburguenses no programa jovem aprendiz. Eles mesmos treinam seus colaboradores.

Dificuldades que enfrentam

Para o fundador, Ailton Bitencourt: "sempre tivemos uma boa relação com todas as instituições e principalmente com o poder público, todavia, enfrentamos algumas carências. O SENAI, ao qual se instalou aqui é fundamental para nossa empresa, porém, precisa-se de algo mais. Necessitamos, por exemplo, de uma boa faculdade de engenharia ou mecatrônica, algo neste sentido. Outro problema que enfrentamos, além da alta tributação no Brasil, seria as dificuldades impostas. Além disso, nossa cidade precisa diversificar, sair um pouco do cultivo da maçã. Outra coisa que a gente percebe nos locais onde atuamos é o incentivo. Veja, Pilar do Sul (SP), por exemplo, lá o secretário de agricultura arruma destino para a produção agrícola do município. É a secretaria daquele lugar que escolhe o que os produtores rurais vão plantar e posteriormente, ajeita os negócios para eles. Que ideia boa!"

Planos de expansão

Eles seguraram um pouco os investimentos devido a crise.

Macçã Indústria e Comércio de Derivados de Maçã

Fundação

Oriunda da ideia empreendedora de Ariovaldo Soltoski e de sua esposa Rosana Ziolkowiski Soltoski, neta do fundador da cidade - Rene Frey, a empresa surgiu depois de Ariovaldo andar por entremeio aos pomares de maçã e ficar impressionado com a quantidade de frutas desperdiçadas, as quais ficavam espalhadas pelo chão. Foi então que, com o intuito de aproveitar esta sobra, em 1981, nasce a Macçã. Começaram suas atividades com somente um funcionário e nos fundos do Hotel Renar, posteriormente passaram para o Hotel Fraiburgo e hoje estão muito bem instalados no Bairro Nações.

Produtos

A empresa produz maçã desidratada em vários tipos de cortes tais como maçã pra chá, cereal e diversos tipos farinha. O negócio deu tão certo que eles acabaram migrando para outros alimentos, tais como as farinhas de banana verde, mandioquinha (batata salsa), feijão, batata doce, tomate, beterraba, amora, farinha de laranja. Atualmente contam com a colaboração de 84 funcionários.

Buscando a integração, eles adquirem matéria prima da região e somente quebram essa regra, quando não tem produto ou estão em entressafra. O negócio processa em torno de 6000 toneladas de matéria prima e disso tudo. 4500 é de maçã.

Para ser lançado no mercado, cada produto Macçã passa por um ano de testes. Muito da produção vira também insumo para outros produtos famosos no mercado. Na linha de produção, até ficar pronto para o consumo, os itens demoram 24hs, saindo do preparo até o empacotamento, tudo sob uma rigorosa fiscalização. Os resíduos também são reutilizados, sendo que das cascas e dos caroços, eles os vendem e vira ração. Além disso, estão investindo em uma linha fitness, a linha Nutri Rítmica, ótima para quem quer manter a forma.

Para o CEO da empresa, Ariovaldo Soltoski: "a qualidade é tudo em nossos produtos. Quando compro a matéria prima, vejo até a questão de contaminantes, pois alguns clientes não querem alguns tipos de substâncias, tal como o agrotóxico na hora do cultivo. Outra coisa importante é a questão da rastreabilidade do produto. Se você pegar um pacote do nosso desidratado, saberás de onde vem, é o caso da maçã por exemplo. Queremos fazer isto com todos os produtos."

Mercado

Atendem o mercado interno, focando no sul do país. A empresa não trabalha com importação, nem exportação.

Capacitação dos seus funcionários

Temos um engenheiro de alimentos que ensina e recicla periodicamente os profissionais e todos que entram são treinados. Quem trabalha na entrada da fruta, por exemplo, permanecerá lá, não trabalhamos com rotatividade de funcionários. Em seus quadros, eles possuem colaboradores com 12 anos de casa. 


Dificuldades que enfrentam

Como boa parte das empresas no Brasil, a grande queixa é falta de flexibilização da legislação. Ariovaldo comenta: "o país precisa de uma mudança na legislação, afinal, ninguém quer prejudicar o funcionário. Apesar de não temos problemas trabalhistas na Macçã, sentimos falta de uma maior liberdade. No Canadá, por exemplo, é convencionado entre empregado e patrão a jornada de trabalho. Este é só um exemplo. Uma mudança no Brasil passa por uma consciência maior, por parte da população, sobre os seus direitos e obrigações. Outro problema é a questão da alta tributação e além disso, o imposto não retorna para a região onde é pago. Mas creio eu que, nosso país vai acordar. Quanto a Fraiburgo, o problema que percebo é saber como atrair grandes empresas. Quando uma empresa entra, ela tem de ter vantagens para começar a gerar empregos e não adianta definir área industrial, cede-la, se não existe uma estrutura adequada. Veja bem, fomos convidados por Caçador para instalar nossa empresa lá. Eu pensei em ir para lá, movido pela produção de tomate, cebola e temperinhos que a cidade possuí. O prefeito veio até nós e insistiu muito. Cedeu uma área para que montássemos nosso negócio, isto foi há 8 anos atrás. Fiquei impressionado com a atenção que obtivemos. Lá, senti muita receptividade. Mas ao final, optamos em ficar aqui em Fraiburgo. Assim, veja quantas empresas se instalaram em Caçador e Curitibanos nos últimos tempos Hoje, para se montar algo, necessita-se de muito estudo sobre a viabilidade.  Não sei como fazer para trazer atividades secundárias e terciárias para Fraiburgo, mas a verdade é que temos de sair da produção primária."  

Planos de expansão

Sem pretensão por enquanto de instituir alguma filial, ficam na pesquisa de outras linhas de produtos. No seu leque de preocupações está também o meio ambiente, contam com poderosos filtros e o esgoto sai limpo. Seus desidratados já se encontram na rede de Lojas Dufry em aeroportos de todo o país. 


MBM (CM) Móveis

Fundação

Foi quando Cláudio Ney Mendes saiu da Renar Móveis para produzir produtos para atender aos anseios daquela fábrica, que começou a realização de um sonho. Em 2007, nascia uma das maiores empresas terceirizadas da região pra atender as gigantes do ramo moveleiro. A NBN aos poucos vem se consolidando e se tornando grande também.

Produtos


Produz móveis de madeira sob medida, componentes para móveis tipo exportação e conta com uma linha colonial própria. Gera 22 empregos, mas já contou com 80 colaboradores. Possuí 50 máquinas na ativa.

Mercado

80% do faturamento da empresa vem de produtos feitos para exportação (abastece as gigantes). 

Capacitação dos seus funcionários

A empresa capacita seus funcionários.

Dificuldades que enfrentam

Cláudio Ney Mendes: "todo mundo ganha quando a gente valoriza Fraiburgo. Eu e nossos colaboradores, vivemos aqui e compramos aqui. Nossa cidade, assim como no Brasil, é movida pelas micro e pequenas empresas. Em Fraiburgo, temos um comércio muito forte que sem dúvidas é outro grande aliado, além da maçã, ao qual abocanha uma boa fatia do mercado. A maioria dos meus clientes de móveis sob medida, são do próprio comércio. Por isso, as empresas em Fraiburgo deveriam cotar para comprar aqui. Minha sugestão é que todo a empresa de Fraiburgo, a qual sobreviva daqui, deveria ter uma espécie de selo verde demonstrando que gasta aqui também. Assim, o dinheiro fica na cidade. Os funcionários são daqui, gastam aqui, investem aqui e pagamos nossos tributos aqui. Quem empreende em Fraiburgo, pensa e quer que a cidade vá para frente. Assim como no resto do Brasil, também sofremos com a tributação elevada. Outra ideia seria que, antes de cobrar tributo e exigir algo de uma empresa, o poder público como um todo, deveria ver a realidade, a situação financeira do pagador, assim seria mais justo. Aplicar a lei é fácil mas a realidade é outra. A modernidade também não deixa de ser um problema, pois cada máquina nova criada, perde-se vagas de emprego.

Planos de expansão

Por enquanto estamos parados.


Girasol Atacadista
Fundação

Situada no Bairro Salete, esta é mais uma pequena empresa em Fraiburgo com um ótimo potencial de crescimento. Criada em 2001 com o intuito de atender uma deficiência que as fábricas do Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco tinham nas suas logísticas, em relação ao sul, esta é a Girasol Atacadista e eles empregam 20 pessoas.

Produtos
Foi um investimento de coragem e o carro chefe da empresa são as louças para banheiros e cozinhas. 

Mercado

Atendem os 3 estados do sul e atualmente já contam com uma filial em Rio Negro (PR). 

Dificuldades que enfrentam

Segundo o proprietário Marcio Domingos de Costa : "atendemos o mercado do sul do país e diretamente empregamos 20 pessoas. A grande dificuldade que enfrentamos seria a burocracia e também o excesso de tributação. Veja bem, no estado do Rio Grande do Sul temos uma alíquota, em Santa Catarina trabalhamos com outra e assim sucessivamente, cada estado possuí a sua. Isto dificulta." 

Planos de expansão
Estamos ampliando a empresa no Paraná estamos indo para Ponta Grossa, Londrina e região metropolitana de Curitiba.

Frigorífico Bel Borrego 


Fundação

O Frigorífico Bel Borrego Ltda ME surgiu em 2012, com a criação de ovinos de alta genética, destinados à produção de carnes nobres, com alto padrão de qualidade. A ideia veio do senhor Angelo Benincá e de sua família. A definição da palavra borrego é: carneiro novo que já pode procriar. Então, basicamente, essa é a matéria prima da empresa. Atualmente, a Bel Borrego está em plena expansão e conta com o auxílio de 10 colaboradores.

Produtos

De gosto inconfundível, a empresa produz com muita qualidade e fiscalização rígida, cortes de carnes nobres de cordeiros e embutidos. Da sua linha de produção saem o Salame Colonial Suíno Puro, o Salame Colonial Misto Cordeiro e Suíno, a Linguicinha Toscana Suína, a maravilhosa Linguicinha Toscana Mista Cordeiro e Suíno, o crocante Torresmo e a Banha. 

A Bel Borrego é especializada também no fornecimento do tradicional Michuim, um prato de origem do norte-africana (Argélia), entretanto alguns designam à Arabia sua origem, mas que chegou em Fraiburgo através dos franceses. O alimento incorporou a culinária de Fraiburgo e já está ganhando o Brasil, tornando-se típico em eventos.


Mercado

Somente mercado interno, em Santa Catarina, mas já cogitam a ideia de exportar. Atendem clientes como: Resort Hotel Costão do Santinho (Florianópolis), Hotel Paraíso ( Piratuba), Hotel Renar (Fraiburgo) e para os demais que apreciam a deliciosa carne de cordeiro. Empresa 100% fraiburguense que investe e dá retorno aqui.

Capacitação dos seus funcionários

Contam com o auxílio de entidades para capacitar seus funcionários.

Dificuldades que enfrentam

A dificuldade que a empresa enfrenta seria o fato do brasileiro ainda não explorar tanto a carne de cordeiro. As pessoas tem um certo preconceito ainda, em consumi-la. A intenção principal e o foco de atuação é quebrar esse paradigma, fazendo com que as pessoas comprem e saboreiem a deliciosa carne de cordeiro, que aliás possuí grande valor nutricional.  

Planos de expansão

Não possuem filiais. Buscar novos mercados em grandes centros, como: restaurantes, hotéis, dentre outros para expandir cada vez mais o negócio.