II Roda Cultural de Fraiburgo - Hip Hop total e na veia!
Quando se é jovem, viver em cidade pequena não é fácil. Devido ao acúmulo de energia, volta e meia, ouve-se a eterna lamúria de quem está em tenra idade: "aqui não tem nada pra fazer, nos finais de semana." Pois bem, teve uma turma que se mexeu e está fazendo algo diferente acontecer, é a II Roda Cultural de Fraiburgo. Um movimento popular que através de todas as formas de arte de rua, as quais expressam principalmente a cultura hip hop, pregam a igualdade, a diversidade, a liberdade de expressão, a ousadia e a paz. Para eles isso é cidadania! Hip Hop na mente e na veia!
A Roda Cultural é feita pelo grupo "Travessa 31". Para quem, assim como eu, não sabia quem são, o nome vem do local onde eles começaram, ou seja, na travessa 31 aqui em Fraiburgo. Foi de lá que brotaram as primeiras ideias. Composto por, em torno de 12 pessoas, a vibe deles é muito boa. A II Roda Cultural aconteceu na praça central da cidade, sendo que foi divulgada somente em rede social. Domingão de sol e aos poucos foi juntando um ótimo público para ver o que rolava, sendo que era 7 da noite e o grupo ainda estava lá.
Tudo na base da colaboração, aos poucos toda a irreverência jovem contra o sistema vai subindo ao palco, e quem estiver afim de mostrar seu talento e sua expressão de arte seja cantando, dançando, tocando e pintando, tá convidado. Isso é arte pura!
Confesso que, ao entrar nem parecia que estava em Fraiburgo, pois vi uma galera bem diferente, por lá. Para a Le.Sete, o organizador, Jonathan Felipe Teixeira, falou sobre a "burocracia" e a dificuldade de se fazer arte de rua em nossa cidade, ainda mais gratuitamente e arrecadando alimentos, como vem sendo feito a cada dois meses. É tudo na base da colaboração, inclusive o som.
A festa cultural estava ótima, na paz e todo mundo sintonizado na mesma energia!