As associações de bairro fazendo a diferença - Bairro São Miguel
Le.Sete então procurou algumas lideranças do bairro, ex presidentes, comerciantes e moradores para saber deles o que está bom e o que precisa ser melhorado. Ao final, entrevistou-se Delcídio José dos Santos (paçoca), atual presidente da associação do maior de Fraiburgo que está em seu segundo mandato e luta como ninguém para que a vida de todos melhore. "Estamos fazendo de tudo pra deixar nosso bairro melhor."
Uma terceira pista ou uma nova via para se chegar ao bairro. Com uma população considerável, o bairro sofre com o tráfego de veículos, principalmente em horários de pico. A subida para o São Miguel, possui um trânsito complicado, além de já ter tirado a vida de várias pessoas, pois a subida é muito íngreme e sinuosa. Portanto, um dos pedidos do bairro é a terceira pista ou até mesmo um novo acesso, ao qual sairá em outro bairro. Segundo o que se apurou, já existe até um projeto para isto.
Câmeras de segurança. O bairro já tem 3, mas precisa mais.
Uma nova creche. Outra necessidade seria a construção de uma nova creche que segundo moradores poderia ser erguida no terreno onde era pra ser um distrito industrial. Aquela parte do São Miguel precisa de uma creche e conforme o próprio Delcidio informou: “isso já foi pedido pela associação.”
Cachorros na rua. Outra queixa seria o excesso de cães pelas ruas.
Av. Michele Simoneti. A principal avenida do bairro: faltam calçadas, há a necessidade de se regular os estacionamentos, implantarem-se novos retornos e a construção de uma rotatória, na entrada. Além dos canteiros centrais, mal cuidados. A associação já pediu a rótula.
Postos avançados de Bombeiro e Polícia Militar. Já foi pedido pela associação, ainda no tempo do ex prefeito Ivo Biazzolo. Mas, se percebe que isto é uma utopia.
Saneamento básico. O bairro precisa, urgentemente, de um trabalho neste sentido, pois falta uma rede de esgoto com um centro de captação. Conforme depoimento de empresários do local.
Energia elétrica e o problema de água. Aumentar-se a capacidade de elétrica da cidade e corrigir o problema da água em Fraiburgo, pois se uma firma quer vir para Fraiburgo está não poderá. Quanto a isto, Le.Sete já apurou que existe um projeto para, dentro de cinco anos, acontecer.
O campo de futebol. A comunidade esportiva do bairro, a tempos se queixa da falta de opções. Portanto, o campo de futebol já era uma promessa do último prefeito e do seu superintendente de esportes, que não foi cumprida. Já existe uma terraplanagem (o mais difícil está feito), que pode ser usada.
Mais segurança.
Iluminação. A associação fez um ofício, pedindo mais iluminação.
Pavimentação de ruas. Muito foi feito porém existem muitas ruas para serem pavimentadas.
Acabaram-se as festas. Outra queixa oriunda do comércio, como um todo, foi a proibição de se organizarem as tradicionais festas do bairro em 2017. Nem a comemoração dos 25 anos do bairro foi possível. Segundo relatos, só com a festa junina do bairro, o bairro amargou um prejuízo de aproximadamente R$ 30.000.00.
Falta de emprego.
Saúde. O bairro tem um posto de saúde e depois que colocaram a doutora Vânia a saúde melhorou.
Educação. Conforme Delcidio: “Foi pedido da associação a troca de diretor na escola São Miguel e com a chegada do Nazareno, as coisas ficaram melhor”.
Academia ao ar livre. Foi reformada.