sábado, 20 de janeiro de 2018

Personalidades do ano de 2017 da cidade de Fraiburgo

Personalidades do ano 

A Le.Sete, pelo segundo ano, escolhe as personalidades as quais ganharam notoriedade, pelos serviços prestados, para o bem da comunidade fraiburguense. Para constar nesta seleta lista, os requisitos são básicos. São escolhidas pessoas que tenham a mesma coragem que tiveram os nossos antepassados e a atitude dos nossos empreendedores para inovar. 
Este ano, foram escolhidas 4 pessoas em 4 categorias, que com auxilio de muitas outras e sem interesse algum, a não ser fazer o bem, estão fazendo a diferença. Então, vamos conhecer as personalidades do ano de 2017.

Personalidade do ano na Educação  

Na educação, escolheu-se, Roseli Maria Machado, que com o seu projeto História da escrita: dos povos primitivos aos símbolos e registros atuais, foi vencedora na categoria 3 (pré 1), da 7ª edição do Prêmio Ação em Destaque, 2017, que aconteceu entre nos dias 6,7,8/11, na cidade de Curitiba PR. Até ficar entre os 4 finalistas, ela concorreu com mais 169 projetos de todo o país. Foram 6 meses de muito trabalho, expostos em 15 minutos, em frente a uma banca analisadora. E foi assim, que Roseli ganhou o prêmio, levando o nome de Fraiburgo para o Brasil. 
Formada em pedagogia e pós graduada em educação infantil e séries iniciais, pela UNC, ela contou com a ajuda da auxiliar Caroline Lemos e da coordenadora pedagógica, Angela Serafini, para por o projeto em prática, na Creche Estrelinha. 
No desenvolvimento do trabalho, ela demonstrou como se originou a comunicação, para crianças de 4 e 5 anos de idade. Foi então que construiu-se todo um cenário e passo a passo Roseli foi apresentando aos pequenos alunos, hieróglifos e figuras rupestres, para aos poucos ir explicando como tudo surgiu. Ao final, além de conseguirem escrever seus nomes, tiveram outras notórias performances e evoluções incríveis. Para Roseli: “Os resultados foram imediatos, as crianças se tornaram protagonistas do próprio aprendizado, elas vivenciaram toda a temática do evento e eu como professora, só as conduzi. Com isto, desenvolveu-se a oralidade, pois eles mesmos apresentavam para os visitantes. Demonstramos também o verdadeiro sentido da ligação entre família e escola. Os pais apoiaram muito a nossa iniciativa e quando vinham buscar seus filhos, as crianças explicavam o que estavam fazendo. Foi muito bom.” 


Personalidade do ano no Esporte

No esporte escolheu-se, João Batista Dalanhol, o Tita, pelo respeito que tem com o dinheiro público. Tita assumiu a Fundação Municipal de Esportes no começo de 2017, como um nome fora da política sendo que foi colocado ali, para fazer um trabalho técnico. E vem dando certo! E como ele mesmo diz: "estamos colocando ordem na casa". Com seu trabalho, ele acabou com algumas mimos que haviam, além disso, abriu as portas da FME para toda a população, principalmente aos mais carentes, atendendo as pessoas com muito respeito. Neste, um ano, ele está conseguindo fazer com que cada uma das 9 modalidades trabalhadas, demonstrem resultados para a comunidade. Além disso, depois de muito tempo, todos os campeonatos municipais de futebol terminaram sem brigas ou discussões mais acirradas. Tita entrou sob muita desconfiança e pressão de alguns que ambicionavam o importante cargo, para fazer política, como vinha ocorrendo nos últimos anos. Portanto, ele chega ao final de 2017 com uma ótima avaliação. Detalhe: Tita nunca será candidato a nada e trabalha porque ama o esporte.

Personalidade do ano no Direito

No meio jurídico escolheu-se Silvano Pelissaro, advogado e Procurador do Município. Silvano foi escolhido pela sua simplicidade, seu conhecimento jurídico e pela forma a qual trabalha, em um cargo extremamente exigido e polêmico. Silvano atua com muita transparência, ética, ponderação e sensatez. Ele não foge a sua civilidade. 



Personalidade do ano na Cultura

Era um domingo a tarde quando ao passar por uma das praças centrais da cidade, verificou-se um encontro de jovens (aproximadamente 200), com muita música. Ao chegar mais perto, notou-se que o nome do evento era: 2º Roda Cultural de Fraiburgo. Ao interagir-se com o ambiente, descobriu-se que existe em Fraiburgo um grupo chamado de Travessa 31, composto por aproximadamente 14 jovens apaixonados pela cultura Hip Hop, que independentemente fizeram a coisa acontecer. Diante deste cenário, com todas as dificuldades, sem apoio algum e contando com a colaboração dos amigos, eles promovem eles levaram música, dança, pintura, apresentando-se a cada dois meses. Portanto, a personalidade do ano no quesito cultura é a turma da Travessa 31, em nome de Jonathan Felipe Teixeira.