terça-feira, 21 de novembro de 2017

Domingo (26) tem campeonato municipal de Judô

Campeonato Municipal de Judô



A bonita história do quase quarentão Judô Fraiburguense jamais poderá ser apagada e domingo teremos mais um capítulo, desta vitoriosa saga, reveladora de talentos. Estará sendo realizado, no Ginásio do Jardim América, o campeonato municipal de Judô.

A Associação Fraiburguense de Judô foi criada no ano de 1978 e de lá para cá, introduziu o esporte do caminho suave, no seleto grupo dos esportes que mais trouxeram medalhas para nossa cidade. Em um bate papo rápido com Antonio Joarez dos Santos (Toninho do Judô), o atual presidente da instituição e o Superintendente de Esportes da FME, Tita, conhecemos um pouco desta odisseia esportiva.

Toninho do Judô é o atual mandatário, todavia, na presidência desta associação passaram notórios defensores desta arte marcial, aos quais tornaram-na grande. Nomes como o do ex prefeito Ivo Biazzolo, do ex secretário de esportes Sela, do exemplar atleta Geovani Fussiger (Ziquinho), Gilmar Milani (in memorian), Doutor Luiz Borges (in memorian) e do Sr. Gugelmin. Muitos outros poderiam ser mencionados, faltaria até espaço para tanta gente boa que o Judô revelou. Já tivemos campeões em competições da FESPORTE, competições brasileiras e também ganhamos títulos além das fronteiras brasileiras.

Para o superintendente Tita: "O Judô é uma das artes marciais mais antigas que se tem notícia e fazia muito tempo que Fraiburgo não realizava um campeonato municipal. Nosso Judô já nos deu muitas alegrias. Uma das minhas metas a frente da FME, é fazer com que todas as modalidades trabalhadas na fundação tenham campeonatos municipais. Afinal, uma das funções da FME é revelar atletas e isso só vem através de campeonatos. Nossos professores têm de promover o esporte. Hoje, depois de muito tempo, o Judô terá o seu campeonato municipal."

Fraiburgo sempre revelou ótimos atletas. Atletas como os campeoníssimos João, Ziquinho, Aline Morganti, Toninho Melotto, Toninho do Judô e muitos outros. Toninho do Judô comenta: "Hoje conseguimos por a associação financeiramente em dia, e agora cada atleta vai pagar sua anuidade, para não cometermos os mesmos erros do passado. Todo ano, a associação tem de pagar até janeiro um salário mínimo de anuidade para poder participar de todas as competições oficiais, caso paguemos em fevereiro, o valor aumenta para um salário mínimo e meio. Andamos sem pagar isso e ficamos por algum tempo fora de tudo, mas agora as coisas estão mudando. Nosso Judô nunca pode parar. Veja agora, por exemplo, temos uma excelente revelação, um atleta que vai dar muito a que falar, é o nego Telo, com apenas 16 anos, na categoria super pesado. Essa fera agrega técnica, disciplina, com muita vontade. Daqui um ano, ninguém derrubará ele nos tatames. Telo, tem tamanho e técnica. Videira já tá de olho nele, mas este não levarão."


Domingo, 13hs30, no ginásio Jardim América, teremos o campeonato municipal de Judô. MAIS DE 70 INSCRITOS. Atletas dos DOJOS dos bairros São Miguel, Centro, Projeto Peal se enfrentarão. Cada lutaça! Domingo conheceremos os melhores judocas da cidade!